Monday, September 10, 2007

Ensaio sobre a vaidade

Este vai ser curto (ou talvez não)!
Já vos devem ter dito que quem se gaba muito, normalmente aparenta ser mais do que o que é, e quem pouco se gaba o inverso. Mas o "normalmente" está aqui a salientar que nem sempre é assim.
E se modificar um bocado a frase, dizendo antes que: quem muito se gaba de metas atingidas no passado, mas do presente nada diz, aparenta ser mais do que o que é! Talvez assim a probabilidade da palavra "normalmente" aumente bastante.
Mas e se modificar para algo como: quem muito se gaba de metas atingidas no passado, as quais não aparentam ser reais ou ter tido impacto significativo, e ainda por cima nada dizem do presente, nem revelam ter atingido nada de significativo, claramente está a tentar parecer mais do que realmente é. Talvez acredite mesmo que é alguém muito importante, que "se quisesse" podia ter sido muito bom nisto e naquilo, mas quando comparamos ao que realmente é...
Eu passo-me com quem se tenta armar, mas uma coisa aparece óbvia na conversa desta malta: o refugio no passado, seja esse passado real ou não!

Contra mim falo, e digo isto porque não sou eu quem me posso julgar nestas questões... mas espero que as outras pessoas não me vejam assim.

No comments: